Considerado como um dos maiores pediatras do Brasil, o Professor Dr. Julio Toporovski exerceu a pediatria e nefrologia pediátrica por mais de 60 anos.
Neste período, atendeu e acompanhou milhares de pacientes, assistindo crianças e adolescentes de forma integral e por sucessivas gerações. Tudo isso, com vasto conhecimento e sempre atualizado com as mais modernas técnicas da medicina.
Lecionou Pediatria e Nefrologia Pediátrica por mais de 50 anos na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, formando centenas de alunos e residentes na área de pediatria e em seu campo de ação, nefrologia pediátrica.
Como presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo deixou um grande legado para a sociedade brasileira. Instituiu a obrigatoriedade por lei, para que as mães pudessem acompanhar por 24 horas, o tratamento das crianças enfermas nas unidades hospitalares de todo o país.
Antes de 1988, isto era vetado. Levar à frente esse projeto e torná-lo, de fato, uma lei foi um mérito reconhecido por todos da classe pediátrica brasileira.
Orientações para o dia a dia
Veja os conselhos dos nossos especialistas
Procure sempre um pediatra para avaliar qual melhor tratamento para o seu filho.
Dra. Sarah Shamay
Evite ter em casa bichos de pelúcia e outros brinquedos que acumulem pó. Se for o caso, deixe-os guardados em caixas plásticas, facilitando a limpeza dos mesmos.
Dra. Sarah Shamay
As atividades de lazer reforçam o vínculo afetivo pais-criança. Reduza o tempo em que o seu filho fica vendo TV, ou mesmo computadores e celulares. Desenvolva atividades lúdicas, tais como quebra-cabeças, jogos de montar, desenhos, música. Programe passeios e atividades para os finais de semana quando tudo voltar ao normal.
Dr. Mauro Toporovski
O acompanhamento próximo dos recém-nascidos com pesagens semanais ou em intervalos mais curtos aumentam os índices de amamentação. Ou seja, reforçam uma política da clínica no sentido de promover, ao máximo, o aleitamento natural.
Dr. Mauro Toporovski
Para diminuir os sintomas da rinite alérgica, faça lavagens nasais diariamente com soro fisiológico, entre 4 a 6 vezes por dia.