Muitos pais procuram os consultórios pediátricos com uma dúvida bastante pertinente: a respeito da dermatite de fralda nos bebês.

Em primeiro lugar, cabe explicarmos o conceito.

A Dermatite de fralda (ou assadura) nos bebês é o termo utilizado para descrever a presença de lesões vermelhas inflamatórias na área recoberta pela fralda.

E este é o tipo mais comum de dermatite de contato na infância e tem o pico de incidência entre os 9 e 12 meses de idade do nenê.

É importante lembrar que a dermatite não é causada simplesmente pelo tecido da fralda, e assim, na maioria das vezes, a troca por outras marcas de fralda não é a solução completa para esse tipo de dermatite.

Quais são as principais causas que provocam a assadura nos bebês?

As fezes, a urina e a fricção durante a higiene são os principais fatores que causam irritação e quebra da barreira cutânea. Além disso, os produtos utilizados para limpeza local (sabonetes e lenços umedecidos) ou os medicamentos tópicos podem ocasionar sensibilização, provocando uma dermatite alérgica de contato.

Bebê recebe troca de fraldas: a dermatite de fralda nos bebês pode ter várias causas
Adulto limpa o nenê: a dermatite de fralda nos bebês pode ter várias causas

Porque é tão comum a dermatite de fralda?

A área da fralda é um local úmido e abafado, e isso faz com que haja aumento da absorção de substâncias pela pele e, com esta informação, temos que nos atentar para os produtos e a quantidade que utilizamos nesta área.

Temos que tomar quais cuidados ao aplicarmos cremes à base de cortisona na pele do bebê?

O corticosteroide tópico é o medicamento que devemos mais ter cuidado pelos efeitos colaterais que aumentam de acordo com a potência da substância utilizada. Assim, seu uso deve ser orientado pelo médico, em cursos curtos, pouca quantidade aplicada por vez e de baixa potência para evitar atrofia cutânea, estrias, alteração na cor da pele, além dos efeitos colaterais em outros órgãos.

Há alguma dica para sabermos que o que está ocorrendo nesta área, trata-se de dermatite de fraldas?

Como a principal causa da dermatite de fralda é a irritação pelo contato da pela com a urina e as fezes, as áreas das dobras são poupadas, já que não estão protegidas do contato com os elementos irritantes.

Troca de fralda é realizada para um bebê: área da fralda é um local úmido e abafado, e isso faz com que haja aumento da absorção de substâncias pela pele

Como podemos prevenir a ocorrência das assaduras?

Dra Carolina Contin, professora de Dermatologia da FCM da Santa Casa de São Paulo e consultora em dermatologia da Clínica Pediátrica Toporovski, realça pontos importantes na prevenção desse problema.  

“As principais ações consistem em deixar a área limpa e o mais seca possível, com trocas de fralda frequentes, deixar o bebê sem fralda e exposto ao sol por alguns minutos e limpeza local suave com água, evitando fricção”, orienta a dermatologista.

“É muito importante evitar o contato da pele com os irritantes e para isso usamos os cremes de barreira emolientes, a base de óxido de zinco, petrolatum, dexpantenol, lanolina, dimeticona”, explica a médica.

A dermatologista Carolina Contin: "as principais ações consistem em deixar a área limpa e a mais seca possível, com trocas de fralda frequentes"
A dermatologista Carolina Contin: “as principais ações consistem em deixar a área limpa e a mais seca possível, com trocas de fralda frequentes”

Quando devemos procurar uma consulta dermatológica por causa das assaduras?

No caso de crises recorrentes, as de difícil tratamento ou quadros graves, é necessária uma avaliação médica mais cuidadosa para excluir complicações decorrentes do quadro inicial, como infecções (fúngica ou bacteriana), e assim, para o tratamento correto, deve-se usar medicamentos antifúngicos ou antibióticos.

Há casos em que a avaliação por um especialista deve ser levada em consideração para a realização de outros diagnósticos diferenciais, como: dermatite seborreica, psoríase, dermatite atópica, escabiose e até doenças mais graves com acometimento sistêmico, que podem ter como manifestação manchas vermelhas na região da fralda.

 

 

Clínica de Pediatria Toporovski: (11) 3821-1655

Deixe um comentário

Avenida Pacaembu, 1083,
São Paulo, 01234-001

Avenida Pacaembu, 1083,
São Paulo, 01234-001

Tel: (11) 3821-1655
WhatsApp: (11) 97335-3589